Ítalo Rodrigo Paulino de Arruda – Integrante / Thaís de Oliveira Guimarães – Integrante / Gorki Mariano – Coordenador / Luciana Freitas de Oliveira – Integrante / Andreza Caroline dias Figueredo – Integrante / Renato Filipe Faria Henriques – Integrante / Artur Agostinho de Abreu e Sá – Integrante
Descrição: O Estado de Pernambuco é dividido em cinco mesorregiões. Neste projeto será dada ênfase as formações geológicas que por seus aspectos geomorfológicos, cênicos, paleontoglógicos e didáticos mereçam destaque em função de sua conservação, divulgação e ampliação do conhecimento científico. Serão selecionadas ocorrências de rochas que representem aspectos únicos da história evolutiva do planeta, por exemplo, as rochas vulcânicas do litoral sul de Pernambuco. Estas rochas dispostas ao longo da costa sul do Estado, na mesoregião metropolitana de Recife, marcam um dos estágios da quebra do megacontinente Gondwana (ca 100Ma), consequente abertura final do oceano Atlântico e início da formação de bacias sedimentares costeiras associadas (Pernambuco e Paraíba). Os pontos selecionados de cada região serão imageados, também, através do uso de drones. As imagens serão tratadas com objetivo de elaborar vídeos educativos que serão disponibilizados em várias mídias. Estes pontos farão parte de cartilhas explicativas, e mapas geológicos temáticos, com três finalidade básicas: 1 ? levar ao turista que visita a região informações corretas sobre as rochas da área, incluindo idade, importância histórica para a evolução tectônica do planeta, e informações geológicas adicionais; 2 ? levar a estudantes do primeiro e segundo graus das redes publica e privadas, roteiros de excursões didáticas com mapas geológicos simplificados visando repassar informações científicas de forma simples, clara e objetiva; 3 ? selecionar afloramentos para geólogos e estudantes de geologia, que melhor representem as rochas da região, onde as características geológicas possam ser visualizadas em sua plenitude (p.ex. afloramento dos milonitos da Zona de Cisalhamento de Pernambuco na BR-232 onde é possível a observação de estruturas dobradas e a obtenção de medidas com bússola de várias feições estruturais). Para cada uma destas finalidades serão confeccionados mapas geológicos temáticos. Os trabalhos de campo incluirão, também, coletas de amostras, bem como estudos de sua idade e correlação. Além da elaboração de kits didáticos de rochas e minerais para as escolas que participarem do projeto. Como parte integrante deste trabalho será elaborada uma página na internet onde o material gerado durante a realização do mesmo (mapas temáticos; cartilhas; trilhas; guias geoturísticos, etc) serão disponibilizados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) .