Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul é uma estratégia que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável sociocultural, ambiental e econômico da região,
Situado na região Sul do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o território integra 7 municípios, sendo 4 do estado de Santa Catarina: Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande; e 3 do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul, totalizando uma área de 2.830 km² e uma população de pouco mais de 78.000 habitantes, estimativa 2022.
O Geoparque Mundial da UNESCO Cânions do Sul é uma iniciativa que integra dois estados brasileiros, cujas primeiras ações foram mobilizar autoridades municipais e estaduais, instituições privadas e comunidades locais no anseio de construir uma sólida candidatura ao programa Geoparques Mundiais da UNESCO.
Em abril de 2017, foi constituído pelos 7 municípios que compõem o território o Consórcio Público Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul. Com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integrado e sustentável do território, o Consórcio vem desde então atuando como articulador e gestor deste projeto. Conta com uma equipe técnica coordenada por profissionais das estruturas municipais, que desenvolvem as ações no território em conjuntos com instituições parceiras e comunidades locais.
O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul tem como princípio fomentar em seu território estratégias que envolvam o desenvolvimento socioeconômico e cultural sustentável, buscando combinar a conservação, a educação e o turismo.
Informações retiradas do próprio site.
Disponível em: https://canionsdosul.org/