Geopatrimônio de Pernambuco: Site de divulgação da geodiversidade do estado de Pernambuco

Ítalo Rodrigo Paulino de Arruda1 Gorki Mariano2 Thaís de Oliveira Guimarães3

Resumo: O site Geopatrimônio de Pernambuco foi criado como a iniciativa de divulgar à comunidade científica e ao público em geral, informações voltadas à temática da Geodiversidade, Geoconservação, Geoeducação e do Geoturismo. Trata-se de uma ideia que surgiu comoresultado de uma tese de doutorado, voltada àconservação e inventariação do Geopatrimônio de Pernambuco com ênfase no Litoral Norte, pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco. A página eletrônica tem por objetivochave proporcionar àsociedade,informações a respeito do Geopatrimônio Pernambucano com víeis de divulgação, voltado aos elementos bióticos e abióticosdo estado, por meio de trabalhos publicados e em andamento, profissionais envolvidos, rotas, roteiros e mapas. Conceitualmente,a Geodiversidade é compreendida pela soma heterogênea de múltiplos elementos naturais abióticos de um determinado território. Tais elementos, ao formar o geopatrimônio de determinada região necessitamser inventariados, quantificados, preservadose conservadospara essa geração e gerações futuras. Os trabalhos científicos que utilizam essa premissa promovem o território e a discussão torna-se interdisciplinar (envolvendo ciência, educação, aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos). Diante desse cenário, o sitevisa promover essas discussões, como mais uma ferramenta, envolvendo aGeociências, a Geografia e áreas afins de norte a sul e de leste a oeste do estado, facilitando a implantação de políticas públicas que tenham como objetivo o desenvolvimentosustentável da região, sem agressões ao meio ambiente.

Palavras-chave: Geociências; Geodiversidade; Geoinformação; Pernambuco; Site.

Disponivel em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/8275/6020

DOI: https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8275

https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8275